arquitetura
construção civil

construção civil
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, prédios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas e aeroportos, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.

construção civil

No Brasil,a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regulamenta as normas e o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) fiscaliza o exercicio da profissão e a responsabilidade civil. Todo obra de construção civil deve ser previamente aprovado pelos orgãos municipais competentes, e acompanhado por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.

Em Portugal os técnicos responsáveis pelos projectos de construção civil (exceptuando o caso dos projectos de edifícios de pequena dimensão, os quais podem ter como responsáveis técnicos habilitados com o antigo curso de Construtor Civil e Mestrança, agora designados por Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia) têm que ser titulares de um curso superior, bacharelato ou licenciatura e têm que estar, respectivamente, inscritos na associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET) ou na Ordem dos Engenheiros. Para projectos de grande responsabilidade, o bacharelato não é considerado formação suficiente, e a legislação portuguesa exige que o responsável técnico seja titular de uma licenciatura em Engenharia Civil.


Engenharia civil

Engenharia Civil é o ramo da engenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e trabalhos de hidráulica fluvial e marítima.

O engenheiro civil projecta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação. Deve estudar as características do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção.
Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipas, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregues em obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.

A Engenharia Civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas. O profissional de Engenharia Civil exerce a sua atividade em:

Area técnica,como elaboração de projeto
Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas
Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras

Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia Civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação académica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.

Ler mais >>

fonte: Wikipedia

 

Saiba mais sobre:

 

construção civil
arquitetura