arquitetura

Gesso

Gesso


Esta página está em construção, e ainda não foi formatada, Escritório de Arquitetura Patricia Mellilo - Fazendo do seu
Projeto a Arquitetura da Construção de sua Casa a realização do seu Sonho. Rua Coronel Rodrigues Simões n 620 São Manuel - SP. Visite nosso novo site www.patriciamellilo.com.br ou entre em contato pelo telefone (14) 3841-5334 ou pelo e-mail patriciamellilo@gmail.com


Encontrado praticamente em todo o mundo, o gesso ocorre no Brasil abundantemente em terrenos cretáceos de formação marinha, sobretudo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco.
gesso é um mineral composto fundamentalmente de sulfato de cálcio hidratado (CaSO4.2H2O) e do hemidrato obtido pela calcinação deste (CaSO4.½H2O). Cristaliza no sistema monoclínico, formando cristais de diferentes espessuras, habitualmente chamados de selenita. O gesso pode ser encontrado ainda sob a forma de agregados granulares, quando recebe o nome de alabastro, ou em veios fibrosos, com o nome de espato-de-cetim, em virtude do brilho sedoso. A forma pulverulenta, não cristalizada, recebe o nome de gipsita. Sua dureza é igual a 2, na escala de Mohs. Em geral tem cor branca, mas impurezas diversas podem dar-lhe aspecto acinzentado, amarelado, rosado ou marrom.
Quando se umedece o gesso com cerca de um terço de seu peso em água, forma-se uma massa plástica que endurece em cerca de dez minutos e sofre expansão, pelo que se utiliza na confecção de moldes com formas bem definidas. Usa-se gesso também em construção, para acabamento do reboco e do teto das habitações e, modernamente, na confecção de rebaixamentos e divisórias, juntamente com papelão.
O gesso entra também na composição do cimento portland, na proporção de dois a três por cento, como agente retardador de pegas. É ainda usado em aparelhos ortopédicos, em trabalhos de prótese dentária e outros campos em que se faz necessária a confecção de moldes e fôrmas especiais.
Não calcinado, o gesso é usado como fundente, fertilizante e como enchimento no fabrico de papel e tecidos. Cerca de três quartos da produção mundial são calcinados, a uma temperatura entre 120 e 165°C, para produção de gesso hemidratado, que forma com água uma mistura de extrema plasticidade, usada em moldagem, fundição, cerâmica e pasta de dentes, além de servir de material de construção como estuque, cimento de Keene, telhas e blocos decorativos.

©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Saiba mais acessando http://www.patriciamellilo.com.br

Leia mais em:

Construção Civil

Construção Civil

Geometria

Geometria

Desenho

Desenho

Jardim

Jardim

Iluminação

Iluminação

Gesso

Gesso

Condomínio

Condomínio

Projeto

Projeto

Projetos - Gerenciamento de riscos de Projeto

Projetos - Gerenciamento de riscos de Projeto

Projetos - Gerência de custo

Projetos - Gerência de custo

A modernização da Construção Civil

A modernização da Construção Civil

Engenharia da Computação

Engenharia da Computação

Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica

Engenharia Civil

engenharia civil

Urbanismo

Urbanismo

Paisagismo

Paisagismo

Maquete

Maquete

Design

Design

Decoração

Decoração

Alvenaria Estrutural

Alvenaria Estrutural