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Projeto

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Projeto

Segundo o Project Management Institute, Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único. Desta forma, um Projeto tem início e fim definidos e resulta em um produto ou serviço de alguma forma diferente de todos os outros anteriormente produzidos.

Seu resultado pode ser:

Um produto ou objeto produzido, quantificável e que pode ser um item final ou um item componente
Uma capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção ou à distribuição
Um resultado, como resultados finais ou documentos. Por exemplo, um Projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência está presente ou não ou se um novo processo irá beneficiar a sociedade.

A singularidade é uma característica importante das entregas do Projeto. Por exemplo, muitos milhares de prédios de escritórios foram construídos, mas cada prédio em particular é único—tem proprietário diferente, Projeto diferente, local diferente, construtora diferente, etc. A presença de elementos repetitivos não muda a singularidade fundamental do trabalho do Projeto.

Antes do Projeto, é comum ainda o trabalhador fazer a preparação de um AnteProjeto, que é o estudo preparatório do Projeto.

Nos contextos de software, Projeto é usado com o sentido do ato de projetar, de conceber antecipadamente. Neste caso, costuma-se também empregar a palavra design.

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos (ou Gestão de Projetos) é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de Projetos são melhores descritos em termos de seus processos componentes.

Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento (gerência de integração de Projetos, gerência de escopo de Projetos, gerência de tempo de Projetos, gerência de custo de Projetos, gerência de qualidade de Projetos, gerência de recursos humanos de Projetos, gerência de comunicações de Projetos, gerência de riscos de Projetos e gerência de aquisições de Projetos).

Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de Projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do Projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do Projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de Projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).

A gerência de Projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de Projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de Projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do Projeto.

Abordagens

Na indústria de informática, geralmente há dois tipos de abordagens comumente utilizadas no gerenciamento de Projetos. As abordagens do tipo "tradicional" identificam uma sequência de passos a serem completados. Essas abordagens contrastam com a abordagem conhecida como desenvolvimento ágil de software, em que o Projeto é visto como um conjunto de pequenas tarefas, ao invés de um processo completo. O objetivo desta abordagem é reduzir ao mínimo possível o overhead. Essa abordagem é bastante controversa, especialmente em Projetos muito complexos. Mesmo assim, tem conquistado adeptos em números crescentes.

Nas últimas décadas, emergiram uma série de abordagens na indústria em geral. Dentre essas abordagens se destaca a abordagem do PMBOK, que tem se tornado um padrão de facto em diversas indústrias.

Abordagem tradicional

Na abordagem tradicional, distinguimos cinco estágios no desenvolvimento de um Projeto:

Iniciação de Projeto
Planejamento de Projeto
Produção de Projeto
Monitoramento de Projeto
Fechamento (conclusão) de Projeto

Nem todos os Projetos vão seguir todos estes estágios, já que Projetos podem ser encerrados antes de sua conclusão. Alguns Projetos talvez não tenham planejamento ou monitoramento. Alguns Projetos passarão pelos estágios 2, 3 e 4 múltiplas vezes.

O Projeto ou empreendimento visa a satisfação de uma necessidade ou oportunidade, definida no texto acima como fase inicial na qual existem muitas áreas e/ ou pessoas envolvidas. Em geral sempre existe mais que uma solução ou alternativas para atender às mesmas necessidades. A técnica usada para definir a solução final passa pelo desenvolvimento de alternativas extremas. A primeira de baixo custo que atende as necessidades mínimas para ser funcional. A segunda tenta atender a maior parte das as exigências das diversas áreas envolvidas no escopo que resulta num Projeto com custo muito maior e pouco competitivo. A partir de ambas alternativas é desenvolvida uma solução intermediária entre ambas das alternativas, que atende uma boa parte das exigências com um custo competitivo.

Vários setores utilizam variações destes estágios. Por exemplo, na construção civil, os Projetos tipicamente progridem de estágios como Pré-planejamento para Design Conceitual, Design esquemático, Design de desenvolvimento, construção de desenhos (ou documentos de contrato), e administração de construção. Embora os nomes difiram de indústria para indústria, os estágios reais tipicamente seguem os passos comuns à resolução de problemas (problem solving): definir o problema, balancear opções, escolher um caminho, implementação e avaliação.

O gerenciamento de Projetos tenta adquirir controle sobre quatro variáveis:

tempo
custo
qualidade
escopo

Três dessas variáveis podem ser dadas por clientes externos ou internos. O(s) valor(es) das variáveis remanescentes está/estão a cargo do gerente do Projeto, idealmente baseado em sólidas técnicas de estimativa. Os resultados finais devem ser acordados em um processo de negociação entre a gerência do Projeto e o cliente. Geralmente, os valores em termos de tempo, custo, qualidade e escopo são definidos por contrato.

Para manter o controle sobre o Projeto do início ao fim, um gerente de Projetos utiliza várias técnicas, dentre as quais se destacam:

Planejamento de Projeto
Análise de valor agregado
Gerenciamento de riscos de Projeto
Cronograma
Melhoria de processo

Planejamento de Projeto

O planejamento do Projeto (planeamento de projecto, em Portugal) dentro da gestão de Projetos é o processo para quantificar o tempo e orçamento que um Projeto custará. A finalidade do planeamento do Projeto é criar um plano do Projeto que um gestor de Projeto possa usar para acompanhar o progresso de sua equipe.

Como Planejar um Projeto

1. Determine as condições exatas para que o Projeto seja finalizado ou completado. Antes que esteja absolutamente claro quais são os objetivos do Projeto, não faz sentido começar a estimar quanto tempo levará e quanto custará. Infelizmente, muitos gerentes de Projeto falham ao não examinar esta primeira etapa crucial.
2. Faça um inventário de todo o trabalho que precisa ser feito com uma estimativa do tempo necessário para um único membro da equipe. Isto pode ser feito em uma sessão do planejamento com todos os membros da equipe. Tarefas que levarão muito tempo para terminar precisam ser quebradas em tarefas menores. O resultado é work breakdown structure - WBS. Certifique-se de que ter indicado os deliverables do Projeto no WBS para que os objetivos do Projeto sejam alcançados.
3. Identifique os recursos necessitados para executar cada elemento terminal do WBS (cada tarefa). Neste momento você pode estimar o custo para entregar cada elemento terminal e, conseqüentemente, todo o Projeto (aproximação bottom-up).
4. Decida se este plano faz sentido, isto é, se os custos justificam os benefícios. Modifique os objetivos e o trabalho como necessário.
5. Defina dependências entre tarefas. Algumas tarefas precisam ser finalizadas antes que outras tarefas possam começar. Pondo tarefas em ordem de conclusão, um gerente de Projeto constrói uma rede de Projeto (diagrama PERT).
6. Calcule o tempo mínimo para executar o Projeto: é o trajeto o mais longo através da rede do Projeto (PERT) do começo do Projeto até sua extremidade. Este trajeto é chamado de caminho crítico. As Outras tarefas podem ser feitas em paralelo ao caminho crítico, mas qualquer atraso nas tarefas do caminho crítico resultará automaticamente num atraso do prazo total para finalizar o Projeto.
7. Crie um cronograma do Projeto, por exemplo, utilizando um diagrama de Gantt.
8. Faça um plano de gerência de riscos e modifique o Projeto de acordo com este plano.
9. Obtenha o comprometimento da organização em iniciar a execução do Projeto.

O planeamento do Projeto não é algo para ser feito somente uma vez no começo do Projeto. Observar o progresso de sua equipe e atualizar adequadamente o plano do Projeto deve ser uma tarefa constante do gerente de Projeto. Um programa informático de gerência de Projeto pode ser útil se usado corretamente. Há diversos padrões de gerência de Projeto que descrevem em detalhe como planear e controlar um Projeto.

Temos que na área de educação, no desenvolvimento do Projeto político pedagógico, lutar contra a dificuldade da escola que é construir uma cultura de Projetos, que atenda a essa necessidade do mundo de hoje. A grande difuculdade nos pricipais envolvidos é utilizar o Projeto, por estes que são muitas vezes os professores. Neste tipo de Projeto, o importante é cada escola elaborar a sua, sendo imprescindível que os professores sejam peças fundamentais para a formação da proposta pedagógica. Foi se tempo em que as secretarias de educação determinavam o currílo e a metodologia de toda a rede a cada unidade se limitava a fazer relatórios numéricos sobre seu desempenho. Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDB), em 1996 cada escola deve elaborar seu Projeto político pedagógico ouvindo todos personagens que tem interesse no sucesso da educação.

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