arquitetura
urbanismo
urbanismo O urbanismo é a actividade de estudo, regulação, controle e planeamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma ciência humana aplicada inserida no contexto de um mundo em constante crescimento demográfico e respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas. Numa perspectiva simplista, o urbanismo corresponde à ação de projetar e ordenar as cidades.
No entanto, sob um ponto de vista mais amplo, o urbanismo pode ser entendido tanto como um conjunto de práticas ou de idéias, quanto como uma forma ideológica que visa reproduzir as condições gerais do modo de produção capitalista.

Segundo este ponto de vista, atualmente tanto o Capital quanto o Estado se apropriam da prática e teoria (entendendo-os como ideologia) do urbanismo como um mecanismo gerador de lucro.

Portanto, o estudo do urbanismo deve ser uma atividade altamente multidisciplinar e complexa que dialoga principalmente com a arquitetura (em seu sentido mais comum), com a arquitetura da paisagem, com o design e com a política. Ele necessita da contribuição de áreas do conhecimento como a ecologia, geologia, ciências sociais, geografia e outras ciências.

A palavra foi usada pela primeira vez pelo engenheiro catalão Ildefons Cerdà, responsável pelo projeto de ampliação de Barcelona na década de 1860. Cerdà, durante o período, sintetizou os vários estudos sobre as cidades e seu projeto existentes em sua Teoria geral da urbanização, no qual apresentou o termo, em 1867.

fonte: Wikipedia

 

Saiba mais sobre:

 
urbanismo
arquitetura